A gente cresceu escutando que o leão é o rei da selva. Sem dúvidas, graças ao tamanho, porte e, claro, rugido! Mas, sabia que, infelizmente, ele deixou de ser o animal que mais mete medo na savana africana? E, acredite, o motivo não é nada bom.
Segundo uma pesquisa realizada no Parque Nacional Greater Kruger, é a voz humana a mais assustadora para os animais. Só para ter uma ideia, javalis, girafas e rinocerontes têm o dobro de probabilidades de fugir do homem do que do leão.
O estudo é de autoria da Universidade de Western Ontario, no Canadá. Vem saber por que, infelizmente, o rei da selva africana não conquistou sua liderança por motivos legítimos.
O que diz a pesquisa?
Segundo Liana Zanette e sua equipe de pesquisadores, a presença humana assusta muito mais os animais selvagens do que o maior rugido de leão, até então, o rei da selva. Só para ter uma ideia, mais de 94% das espécies que passaram pela análise abandonaram poços d’água ou fugiram ao ouvir a voz de alguém.
E isso inclui mesmo animais de grande porte, por exemplo, os elefantes. Mas, como os cientistas chegaram a essa conclusão?
Primeiro, implantaram sistemas escondidos bem pertinho dos poços de água, com câmeras, alto-falantes e microfones. Os equipamentos, então, emitiam sons que simulavam tanto rugidos de leão quanto tiros, cães latindo, aves e a voz humana. O objetivo era medir a reação das espécies.
Advinha de quem elas correram mais? É triste, porém a realidade é que, exceto o cão selvagem africano, todos os animais fugiram mais do que pensaram ser o homem.
Leia mais: Você sabe qual é o animal mais forte do mundo? Talvez você nem o conheça
O problema do real “rei da selva”
Além de comprovar o efeito negativo dos seres humanos sobre a vida selvagem, o experimento trouxe uma realidade preocupante. A princípio, esse medo pode trazer consequências ecológicas graves, sobretudo, pela possibilidade de reduzir as espécies.
Ou seja, falamos de animais que consegue pressentir perigos reais, como catástrofes e desastres naturais. E, a partir disso, tentar se proteger. Mas, para eles, nada supera a ameaça do ser humano. Da qual, em verdade, preferem fugir.
Então, você se surpreende com o fato de, infelizmente, o ser humano superar o “rei da selva” em termos de ameaça?
0 comentários