Red Velvet: receita do famoso bolo do amor de Londres, por um gringo

Red Velvet: Receita para fazer o bolo de amor

Você já ouviu falar do bolo Red Velvet? Eu, pelo menos, ouvi pela primeira vez em 2019 quando trabalhava na Drink Shop and Do, no centro de Londres. Embora hoje em dia esse local esteja permanentemente fechado, ainda é famoso, e muitas pessoas, como eu, sentem falta dos melhores bolos que já experimentei na vida.

Lembro-me de que a atriz famosa Cara Delevingne visitou esse lugar em um dia em que eu estava trabalhando lá como supervisor. Infelizmente, ela não experimentou esses bolos incríveis. Mas se ela tivesse perguntado, com certeza eu teria recomendado o incrível Red Velvet.

De alguma forma, consegui obter a receita, e hoje vou apresentar a você um dos melhores bolos do mundo.

O que é o bolo Red Velvet?

A origem exata do bolo Red Velvet é um tanto debatida. Será que começou no Hotel Waldorf-Astoria em Nova York, no Sul dos Estados Unidos, durante a década de 1920, quando a Adam’s Extract Company estava promovendo seu novo corante alimentício? Ou foi durante o racionamento de alimentos da Segunda Guerra Mundial, quando as pessoas usavam criativamente o suco de beterraba para tingir seus bolos de vermelho? Seja qual for a origem, estamos felizes que essa amada receita clássica americana esteja aqui para ficar.

O bolo Red Velvet é conhecido por suas camadas de bolo vermelho ou vermelho-acobreadas e sua textura macia que é… bem, aveludada. Muitos perguntam se o bolo Red Velvet é apenas um bolo de baunilha com corante vermelho. Porém, a resposta curta é não. Os bolos Red Velvet têm ingredientes comuns, como cacau em pó, buttermilk (leitelho), vinagre, manteiga e farinha, que criam um bolo úmido e fofo com um toque de sabor de chocolate, perfeitamente adoçado com a cobertura de cream cheese levemente azedinho.

Leia mais: Cerveja sem álcool tem menos calorias do que a tradicional? Cervejeiro responde

O que é buttermilk e como substituí-lo?

O buttermilk, também conhecido como leitelho ou leite de manteiga, é o soro do leite coalhado que resulta do processo de fabricação da manteiga. Por esse motivo ele é menos calórico que o leite normal, já que a gordura foi utilizada para a fabricação da manteiga. Existe um ingrediente bem fácil de fazer que irá substituir o uso do leitelho nas receitas: é a coalhada feita apenas com leite e vinagre ou limão. Coloque 1 xícara (chá) de leite em temperatura ambiente em um recipiente, acrescente 1 colher (sopa) de suco de limão ou de vinagre e misture.

Então, vamos ver como fazemos esse bolo gostoso.

Receita do famoso bolo Red Velvett

Red Velvet: Receita para fazer o bolo de amor

Ingredientes

  • 360g de farinha de trigo (2,5 xícaras), mais um pouco para untar as formas
  • 20g de cacau em pó sem açúcar (2 colheres de sopa)
  • 5g de bicarbonato de sódio (1 colher de chá)
  • sal (1/2 colher de chá)
  • 115g de manteiga sem sal (1/2 xícara), em temperatura ambiente, mais um pouco para untar as formas
  • 300g de açúcar granulado (1,5 xícaras)
  • 10ml de extrato de baunilha (2 colheres de chá)
  • 2 ovos grandes, em temperatura ambiente
  • 180ml de óleo de oliva leve ou óleo vegetal (3/4 de xícara)
  • 240ml de buttermilk com baixo teor de gordura (1 xícara), em temperatura ambiente
  • 5ml de vinagre branco destilado (1 colher de chá)
  • 2,5g de corante alimentar em gel vermelho (1/2 colher de chá)
  • Cobertura de Cream Cheese

Instruções

  1. Pré-aqueça o forno a 180°C (350°F) com as prateleiras no centro do forno. Unte duas formas de bolo de 23 cm com 15g de manteiga e polvilhe com 10g de farinha, retirando o excesso.
  2. Misture e peneire 360g de farinha de trigo, 20g de cacau em pó, 5g de bicarbonato de sódio e 2,5g de sal.
  3. Em uma tigela com uma batedeira elétrica, bata 115g de manteiga amolecida e 300g de açúcar por alguns minutos, até que o açúcar esteja umedecido e a mistura pareça pulverizada como neve. Misture os 2 ovos, adicionando-os um de cada vez, batendo bem para incorporar após cada adição. Misture 10ml de extrato de baunilha até ficar homogêneo. Com a batedeira ligada, adicione gradualmente 180ml de óleo e bata em velocidade média até incorporar bem.
  4. Misture 5ml de vinagre na xícara de buttermilk e, em seguida, misture-o na massa em velocidade média até incorporar.
  5. Adicione a mistura de farinha de uma só vez e misture em velocidade média apenas até que esteja bem incorporada e não haja vestígios de farinha, raspando a tigela conforme necessário.
  6. Adicione 2,5g de corante alimentar em gel vermelho (adicione mais para atingir a cor desejada) e misture apenas até ficar homogêneo, raspando a tigela conforme necessário.
  7. Divida a massa igualmente entre as formas de 23 cm preparadas e leve ao forno a 180°C (350°F) por 30 minutos. Deixe descansar nas formas por 20 minutos. Em seguida, desenforme em uma grade de resfriamento e deixe esfriar completamente à temperatura ambiente antes de montar com a Cobertura de Cream Cheese.

Leia mais: Bolo de cenoura: veja a receita original direito do Reino Unido, por um gringo

Como substituir o corante alimentar vermelho?

O bolo Red Velvet requer uma grande quantidade de corante alimentar vermelho, e se isso não lhe agrada, existem alternativas naturais.

  • Suco puro de beterraba.
  • Pó de beterraba.
  • Suco puro de romã.
  • Flores de hibisco secas em infusão em água quente, coadas.

Como fazer a cobertura (frosting) de cream cheese

Ingredientes

  • 250 ml de manteiga sem sal, amolecida e cortada em pedaços
  • 150 gramas de cream cheese, amolecido e cortado em pedaços
  • 320 gramas de açúcar de confeiteiro
  • 10ml de extrato de baunilha
  • 0,5 gramas de sal

Instruções

  1. Inicial, coloque a manteiga em uma tigela grande. Com uma batedeira elétrica, bata a manteiga até ficar lisa e cremosa. Depois, bata em alta velocidade por 1 minuto até que fique mais clara em cor.
  2. Misture o cream cheese amolecido, apenas até que esteja combinado, raspando a tigela.
  3. Em seguida, misture a baunilha e o sal até que estejam incorporados.
  4. Depois, adicione o açúcar de confeiteiro 1 xícara de cada vez e misture em baixa velocidade até que esteja incorporado. Uma vez que todo o açúcar de confeiteiro estiver misturado, aumente a velocidade para alta e bata por mais 2-3 minutos até ficar firme, espesso e fácil de espalhar. Assim, vá raspando a tigela algumas vezes para garantir que tudo esteja bem misturado.

O bolo ideal para todas as festas

Por fim, o bolo Red Velvet é a escolha perfeita para o Dia dos Namorados. Além de aniversários, jantares de ensaio e casamentos.

Author

  • Konstantinos Papadopoulos

    Grego que se apaixonou pelo Brasil. Morou na Grécia por quase toda a sua vida e em Londres por 3 anos. Trabalhou como Bar Manager, Bartender e Barista em Londres e na Grécia. Além de ter trabalhado nas melhores cozinhas e bares de Londres e da Grécia. Participou de renomados cursos na área e compartilhou o seu conhecimento com seus alunos pela Europa. Por ser apaixonado pelo seu país, amante da história e atualidades, encontrou por meio da escrita uma forma de compartilhar com os brasileiros o seu conhecimento sobre notícias, viagens, história, cultura, mitologia grega e culinária geral, trazendo o melhor da Grécia para vocês.

    View all posts
Tags: ,
magnifiercrossmenuarrow-down-circle