6 novos planetas podem mudar o que se sabe sobre o universo

Uma descoberta que pode mudar o que já sabemos sobre o universo.
Descoberta de 6 novos planetas.
Freepik.

Assim como a Terra orbita em torno do Sol, uma grande estrela, existem outros sistemas semelhantes no espaço. Assim, há algumas décadas, cientistas se dedicam a encontrar esses sistemas de planetas que orbitam em torno de estrelas. Foi dessa forma que se identificou o sistema TOI-1136 e, atualmente, ocorreu a descoberta de 6 exoplanetas neste mesmo sistema! Então, confira a seguir mais sobre a descoberta de novos planetas.

O que é um exoplaneta?

Um exoplaneta, também conhecido como planeta extrassolar, é um planeta que orbita uma estrela que não seja o nosso Sol. Assim, eles ficam fora do nosso sistema solar, em outras galáxias.

A descoberta de exoplanetas é um campo de pesquisa em constante crescimento na astronomia. Até agora, se identificaram milhares de exoplanetas usando várias técnicas, como o método de trânsito, o método de velocidade radial e o método de microlente gravitacional.

Além disso, eles podem variar em tamanho, composição e características. Por exemplo, alguns são semelhantes à Terra. Enquanto outros são gigantes gasosos, como Júpiter.

Ademais, alguns se situam em uma zona habitável, onde as condições podem ser adequadas para a existência de vida. A descoberta de exoplanetas tem implicações significativas na busca por vida extraterrestre e na compreensão da formação e evolução de sistemas planetários.

Leia mais: Conheça a capital verde da Europa e os motivos para visitá-la

Descoberta possível de novos planetas graças ao projeto TESS

Antes de mais nada, a recente descoberta registrada em nova pesquisa que saiu no The Astronomical Journal, é uma das descobertas feitas através do TESS. No caso, trata-se de um projeto que, por meio de um telescópio espacial, tem como principal objetivo identificar, nos próximos anos, ao menos 50 novos exoplanetas em sistemas semelhantes ao nosso sistema solar.

Desde o seu lançamento, em 2018, o TESS conseguiu identificar já alguns exoplanetas interessantes e agora descobriu 6 novos em um sistema muito particular. Assim, a pesquisa identificou que esses seis planetas estão em órbita à estrela anã TOI-1136 que está a uma distância em torno de 270 anos-luz do nosso Planeta Terra.

Ademais, a pesquisa também identificou esses planetas como sendo “Sub-Netunos”. Sendo essa uma referência ao tamanho desses planetas. Dessa forma, essa categoria identifica que os planetas têm tamanhos maiores que a Terra. Porém, não se comparam aos gigantes do sistema solar, mais especificamente a Netuno, pois são menores.

Leia mais: Qual é o país com a maior poluição do ar do mundo?

7º planeta à vista?

Apesar dessa ser uma grande descoberta, ainda não há indícios para afirmar que as pesquisas estão conclusas. Pelo contrário, existe a ideia de que há ainda muito para descobrir no sistema que se desenvolveu em torno da estrela TOI-1136. Assim, a equipe da NASA segue a análise de dados para que haja a confirmação de um sétimo exoplaneta neste sistema.

Ainda segundo a pesquisa, os novos planetas descobertos apresentam um período orbital semelhante ao do Planeta solar Mercúrio. Isso porque eles demoram 88 dias para completar uma volta completa ao redor da sua estrela.

Entretanto, ainda existe muita dificuldade para confirmar qualquer dado sobre esse sistema. Isso porque a estrela TOI-1136 é descrita como “mal comportada” dado o seu alto nível de magnetismo, manchas e erupções contínuas que dificultam a coleta de dados.

Leia mais matérias e conteúdos como esse no site Olhar Pelo Mundo!

Author

  • Rachel koerich

    Rachel é uma redatora apaixonada e dedicada, especializada em criar conteúdos envolventes para blogs de diversos nichos. Com uma formação em Comunicação Social, ela tem um talento especial para contar histórias que capturam a atenção do leitor. Rachel acredita firmemente no poder das palavras para informar, inspirar e provocar mudanças. Ao longo de sua carreira, ela já colaborou com várias publicações online, escrevendo sobre temas que vão desde saúde e bem-estar até tecnologia e inovação. No seu tempo livre, Rachel gosta de explorar novos hobbies e de se manter atualizada sobre as últimas tendências do mundo digital.

    View all posts
magnifiercrossmenuarrow-down-circle