Sem sofrimento! 9 dicas para a faxina de casa ser bem mais rápida

9 dicas para a faxina de casa ser mais rápida

Que levante a mão quem ama limpar casa! A gente sabe ser necessário e até que devemos agradecer por ter uma casa para arrumar. Mas, convenhamos, trata-se de uma tarefa um tanto quanto ingrata, visto que as pessoas só percebem quando está tudo sujo. Porém, se não dá para fugir dela, ao menos, pode-se tentar deixá-la dinâmica. Sobretudo, com essas dicas para a faxina de casa ser mais rápida.

Dicas para fazer a faxina de casa ser mais rápida

1. Divida em setores

Que tal dividir a faxina da casa em setores para deixá-la mais rápida? Uma dica é começar pelos quartos, pois normalmente são os mais demorados. Afinal, precisa arrumar cama, roupas, entre outros pontos. Depois, passe para os demais cômodos, normalmente, menos trabalhosos.

Leia mais: Como fazer velas aromáticas? Veja como é simples!

2. Divida as tarefas

Falando em divisão, por que você precisa fazer tudo só? Se morar com mais gente, distribua as tarefas! Vale implementar um tipo de “rodízio”, de tal forma que as atividades variem e as mais pesadas não se concentrem sempre na mesma pessoa.

3. Coloque música

Limpar a casa não é uma tarefa para lá de agradável. Mas, uma das dicas para a faxina de casa ser mais rápida é ouvir música. Experimente colocar faixas bem animadas para tocar. Você vai ver que o tempo passa muito mais depressa, além de ganhar uma energia para as tarefas.

4. Estabeleça um roteiro

Além de começar pelos quartos, em cada cômodo, tenha um “script” do que fazer primeiro. Na cozinha, por exemplo, comece lavando a louça para, em seguida, passar para os armários. E, só depois, limpar o chão.

Na sala, limpe primeiro os móveis e, feito isso, passe para o piso. Já no banheiro, tire o lixo, limpe box, pia, espelhos e suporte, terminando com o vaso sanitário. Só aí finalize com a limpeza do chão.

Leia mais: 8 coisas que todo mundo tinha em casa, ou queria ter, nos anos 80

5. Escolha o melhor horário

Essa é uma das dicas para a faxina de casa ser mais rápida que variam conforme o estilo da pessoa. Há quem prefira já começar o dia limpando a casa para, assim, ficar livre e se concentrar nas demais tarefas.

Por outro lado, tem quem goste de fazer todas as atividades do dia e, só no fim, partir para a faxina.

6. Crie uma rotina

Antes de mais nada, evite procrastinar. Ou seja, se sabe que a faxina precisa ser feita, não fique deixando para depois. O ideal é criar uma rotina, seja separando um dia da semana para todos os cômodos, seja dividindo entre os dias.

7. Tenha bons acessórios

Não, uma boa faxina não é feita apenas com rodo, vassoura, pano de chão e alguns produtos de limpeza. Para que o processo seja mais rápido, tenha uns gadgets para ajudar.

Por exemplo, aspirador de pó, esfregona, escovinhas para os cantos, esponja mágica, entre outros utensílios. E, para finalizar, aquele aromatizante para deixar sua casa super cheirosa.

Leia mais: Quanto tempo ficar na cama antes de se levantar? Especialista diz

8. Organize os itens

Falando em utensílios, uma das dicas para a faxina de casa ser mais rápida é organizá-los. Ou seja, nada de deixar cada coisa em um canto. Portanto, guarde tanto produtos de limpeza quanto os objetos próximos. Isso faz com que você perca menos tempo procurando por eles e ganhe-o na limpeza, em si.

9. Abuse das dicas da internet

Quando falamos nas dicas, não mencionamos apenas os procedimentos, mas produtos para limpeza. Isso inclui, por exemplo, aplicar ingredientes caseiros, como vinagre e bicarbonato para tirar manchas e odores. Ou, essências para deixar tudo com cheirinho de limpo sem, no entanto, usar produtos químicos.

Author

  • Luciana Gomides

    Jornalista e assessora de comunicação e imprensa com experiência em Comunicação Pública, Gestão de Eventos, Marketing Digital, análise e estratégia, gerenciamento de crises, produção e redação de conteúdo. Já trabalhou em diversos projetos e segmentos na área, inclusive como gerente de Comunicação na Educação Municipal, período em que desenvolveu produtos audiovisuais para permitir o acesso a conteúdos pedagógicos durante a pandemia. Ainda, criou áreas de Ouvidoria e Eventos Virtuais. É pesquisadora de Comunicação Compartilhada/Comunitária, Marketing Público e Políticas Públicas para Comunicação. Atuou na área de turismo e hotelaria. Especialista em Marketing e Assessoria de Comunicação.

    View all posts
Tags: ,
magnifiercrossmenuarrow-down-circle