Veja qual é a árvore mais rara do mundo e onde encontrá-la

A árvore mais rara do mundo.

Você já se perguntou qual é a árvore mais rara do mundo? Aqui iremos te contar um pouco sobre essa curiosidade e você irá descobrir onde pode encontrar essa espécie única.

A árvore mais rara do mundo

A Karomia gigas é uma árvore extremamente rara da família Lamiaceae. Você pode encontrá-la no Quênia e na Tanzânia. Sendo uma das árvores mais raras do mundo, ela se destaca por sua singularidade e escassez.

O registro da sua existência ocorreu pela primeira vez em 1977 em uma floresta costeira no norte do Quênia. Em 1991, outra árvore foi descoberta em uma floresta pouco visitada na Tanzânia. Ela cresce em um tipo de ecossistema florestal chamado Miombo, encontrado na África central e sul. Além disso, o solo da região, anteriormente um leito marinho, é composto por matéria de insetos e vida marinha esmagada, o que é o ideal para o crescimento desta árvore.

Leia mais: O que são os misteriosos Pilares da Criação? A ciência responde!

Como é a árvore mais rara do mundo?

A árvore mais rara do mundo.
Freepik.

A Karomia gigas pode atingir até 24,3 metros de altura. Além disso, suas folhas são de cor verde clara e caem durante a estação seca. Ela produz pequenas flores roxas e brancas, que são difíceis de observar na natureza, pois crescem muito alto nos galhos. As flores têm cerca de 2,5 cm de comprimento, com pétalas de cor lavanda e estames brancos que atraem abelhas e borboletas para polinização.

Estima-se que existam apenas 19 árvores vivas na natureza, tornando a Karomia gigas criticamente em ameaça de extinção. Inclusive, a Botanic Gardens Conservation International contratou pessoal local na Tanzânia para proteger as árvores e reportar a presença de sementes. Assim, permitiu a propagação em um jardim botânico tanzaniano. Além disso, a Universidade de Dar es Salaam e o Missouri Botanical Garden têm desempenhado um papel fundamental na conservação desta espécie, com sucesso na propagação da Karomia gigas em ambientes protegidos.

Porém, essa árvore ainda enfrenta várias ameaças, incluindo a degradação de seu habitat natural devido a atividades humanas como desmatamento para carvão, madeira e mineração. Além disso, a árvore é suscetível a fungos que insetos podem disseminar.

Author

  • Talvane Póvoa

    Com formação em Engenharia Agronômica, certificação em Comércio Exterior e MBA em Formação Geral Para Altos Executivos pela USP, ele possui amplo conhecimento bancário devido ao trabalho prestado ao Banco do Brasil. É uma entusiasta de viagens, negócios e cultura, com uma paixão pela culinária. Encontrou na escrita uma maneira de compartilhar seus conhecimentos em uma variedade de temas.

    View all posts
magnifiercrossmenuarrow-down-circle