Você sabe o que é DRE? Se quer saber como gerenciar melhor as finanças da empresa, precisa entender não apenas do que se trata, como também como calcular. O documento mostra se o negócio é lucrativo e as informações fundamentais para tomar as melhores decisões.
O que é DRE?
Antes de tudo, o que significa DRE? De modo geral, é a Demonstração do Resultado do Exercício. Trata-se de um documento contábil que mostra se a empresa teve lucro ou prejuízo em um determinado período, geralmente um ano. Inicialmente, a DRE possui várias linhas que indicam:
- valores de vendas
- custos
- impostos
- lucro bruto
- lucro operacional
- lucro líquido
Mas, para que serve a DRE? Inicialmente, o seu objetivo é mostrar a situação financeira do negócio e, consequentemente, ajudar na tomada de decisões. Ou seja, é uma ferramenta muito importante para entender, inclusive, se o negócio é lucrativo.
Leia mais: Dicas profissionais para começar uma Carreira de IA e ganhar bem
Quais as linhas da DRE?
Ok, e quais são aquelas linhas da DRE que falamos mais acima. A princípio, são elas:
- Receita Bruta: reúne todas as vendas da empresa, seja de produtos ou serviços.
- Deduções e Impostos: todas as tributações que sobre as vendas, como DAS, ICMS e ISS. As demais são as vendas canceladas, devoluções e descontos que possam ocorrer.
- Receita Líquida: receita bruta menos as deduções e impostos.
- Custo dos Produtos Vendidos (CPV) ou Custo das Mercadorias Vendidas (CMV): gastos diretamente relacionados à produção ou à compra dos produtos, ou serviços vendidos.
- Lucro Bruto: receita líquida menos o CPV ou CMV. Indica o quanto a empresa ganha com as vendas, antes de considerar as despesas operacionais.
- Despesas Operacionais: gastos que não estão diretamente ligados à produção ou compra dos produtos, ou serviços, mas necessários para o funcionamento da empresa, como despesas com vendas, administrativas, financeiras, tributárias, etc.
- Lucro Operacional: lucro bruto menos as despesas operacionais. Indica o quanto a empresa ganha com suas atividades principais, antes de considerar os resultados não operacionais.
- Resultados Não Operacionais: ganhos ou perdas que não estão relacionados às atividades principais da empresa, como receitas ou despesas extraordinárias, participações em outras empresas, etc.
- Lucro Antes dos Impostos: é o lucro operacional, mais ou menos os resultados não operacionais. Indica o quanto a empresa ganha antes de pagar os impostos sobre o lucro.
Impostos sobre o Lucro: são os tributos que incidem sobre o lucro da empresa, como IRPJ e CSLL. - Lucro Líquido: lucro antes dos impostos menos os impostos sobre o lucro. Indica o quanto a empresa ganha após pagar todos os impostos e deduções.
Leia mais: A maior preocupação da Geração Z que muitos nunca observaram
Qual a diferença do fluxo de caixa?
Mais do que entender o que é DRE, é importante ressaltar que, nem sempre, o documento vai coincidir com o movimento financeiro, ou seja, o fluxo de caixa.
Sendo assim, a DRE avalia fundamentalmente a rentabilidade da execução do empreendimento, ao passo que o fluxo financeiro compreende todas as entradas e saídas de recursos da empresa durante um determinado período.
Deste modo, quando examinar o fluxo financeiro e estiver frequentemente com insuficiência de fundos, o empreendedor deve compreender o que está ocorrendo e corrigir a sua atividade.
Quem precisa apresentar?
Excluindo os microempresários individuais (MEIs), o Demonstrativo de Resultados do Exercício (DRE) é mandatório para todas as organizações — não importando o ramo de atuação. Ademais, como aponta reportagem da Revista Pegn, precisa ser reportado anualmente no Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ).
O arquivo deve ser validado por um profissional contábil autorizado pelo Conselho Regional de Contabilidade (CRC). Ademais, todos os empreendedores devem preparar o DRE, sobretudo porque o relatório ajuda o administrador nas decisões estratégicas.
Leia mais: Quer ser feliz na aposentadoria? Então, adote esses 7 hábitos
Como calcular a DRE?
Agora que você já sabe o que é DRE, veja como calcular. A princípio, deve seguir alguns passos:
- Primeiro, reunir todas as informações sobre as vendas, custos, despesas e impostos. Você pode usar o seu sistema de gestão, fluxo de caixa ou os relatórios contábeis para obter esses dados.
- Em seguida, organizar essas informações em linhas e colunas, seguindo o modelo padrão da DRE. Você pode usar uma planilha eletrônica ou um software específico para facilitar esse processo.
- Por fim, calcular os valores de cada linha da DRE, seguindo as fórmulas adequadas. Para isso, aplicar as funções da planilha eletrônica ou do software para automatizar esses cálculos.
Após fazer o DRE, você tem um documento que mostra a receita bruta e receita líquida, lucro bruto e operacional, o lucro antes dos impostos e o líquido da empresa. Esses números são muito importantes para analisar o desempenho do negócio, identificar os pontos fortes e fracos, bem como avaliar a rentabilidade e a lucratividade.
Ademais, planejar ações de melhoria e comparar os resultados com os concorrentes. Por isso, é recomendável que você faça o DRE periodicamente e acompanhe a sua evolução.
0 comentários