10 frutas ricas em ferro para inserir na sua dieta

Frutas ricas em ferro.

Quando o assunto é obter ferro, a gente logo pensa nas carnes vermelhas e vegetais folhosos verdes. Mas, as frutas também são opções incrivelmente ricas nesse mineral essencial. E, dá para inseri-las no cardápio das formas mais variadas! Por isso, trouxemos uma lista com, pelo menos, 10 frutas ricas em ferro para começar a consumir, já!

Antes de tudo, no entanto, vale frisar a importância do ferro na saúde. Este mineral desempenha um papel vital em várias funções corporais, por exemplo, o transporte de oxigênio no sangue e a manutenção de um sistema imunológico robusto.

Sendo assim, a deficiência de ferro pode levar à anemia e à sensação de cansaço. Logo, incluir frutas ricas em ferro na sua dieta é uma estratégia saborosa e nutritiva.

Frutas ricas em ferro para inserir na dieta

1. Pistache – 7 mg de Ferro por 100 g

Você, sem dúvidas, já o viu em sorvetes e até doces. No entanto, mais do que um ingrediente ou petisco, o pistache é uma explosão de ferro, fibras, proteínas e antioxidantes. E, além dos sorvetes, fica perfeito em saladas, iogurtes, pães e bolos.

Leia mais: 4 pessoas que viveram mais de 100 anos revelam seus segredos

2. Damasco Seco – 5,8 mg de Ferro por 100 g

Os benefícios do damasco são inúmeros e, entre eles, é uma das frutas ricas em ferro. Além de práticos e saudáveis, os damascos secos são ótimos em cereais matinais, saladas e compotas. Com certeza, até deve ter feito parte da sua ceia de Natal.

3. Uva Passa – 2,4 mg de Ferro por 100 g

Tudo passa, até uva passa! Piadinhas sem graça à parte, a uva passa pode até ser motivo de desavença, mas faz um bem danado à saúde!

Só para exemplificar, é uma das frutas ricas em ferro, além de ajudar na digestão e funcionamento intestinal. Pequenas, mas poderosas, as uvas-passas são ideais em cereais, pães, bolos e até em pratos salgados.

4. Coco Seco é uma das frutas ricas em ferro, com 3,6 mg por 100 g

Versátil e nutritivo, o coco seco dá um toque especial em sobremesas, smoothies, além de pratos tailandeses e indianos.

5. Noz – 2 mg de Ferro por 100 g

Um superalimento por excelência, as nozes são perfeitas puras, em saladas, iogurtes, pães e bolos. E, claro, excelentes para a saúde.

6. Amendoim – 2,1 mg de Ferro por 100 g

Incrivelmente versátil, o amendoim pode ser um lanche, uma manteiga deliciosa ou um ingrediente em pratos asiáticos. Além de ser rico em ferro, também é fonte de minerais e proteínas. No entanto, vale consumir com cautela devido ao alto teor calórico.

Leia mais: Por que os Estados Unidos da América proibiram a groselha?

7. Amêndoas – 4,1 mg de Ferro por 100 g

Deliciosas e saudáveis, as amêndoas são ótimas cruas, torradas, ou como leite de amêndoas, em saladas, cereais e massas de tortas.

8. Castanha do Pará – 2,5 mg de Ferro por 100 g

Rica em nutrientes, a castanha do Pará pode ser consumida pura, em mixes de nuts ou em receitas de bolos e biscoitos. Mas, da mesma forma que o amendoim e demais castanhas, precisa ser consumida com moderação pelas calorias.

9. Mamão Desidratado também é uma das frutas ricas em ferro: 3,2 mg por 100 g

Um lanche doce e saudável, o mamão desidratado também é benéfico à saúde. Por exemplo, sua concentração de ferro. Versátil, é ideal em cereais, iogurtes ou como ingrediente em barras de cereais. Mas, ainda pode ser consumido puro.

Leia mais: Barman e barwoman: dicas de gerente para ganhar um ótimo salário

10. Manga Desidratada – 1,2 mg de Ferro por 100 g

Tropical e deliciosa, a manga desidratada é uma opção excelente em lanches, mix de frutas secas, smoothies e sobremesas.

Anotou todas as frutas ricas em ferro para inserir na sua dieta? Mas, lembre-se de versões desidratadas e secas dessas frutas possuem maior quantidade de ferro. No entanto, moderação é essencial, pois o teor de carboidratos pode afetar os níveis de açúcar no sangue e contribuir para problemas como diabetes e ganho de peso.

Aproveite essas delícias de maneira equilibrada para uma saúde vibrante!

Author

  • Luciana Gomides

    Jornalista e assessora de comunicação e imprensa com experiência em Comunicação Pública, Gestão de Eventos, Marketing Digital, análise e estratégia, gerenciamento de crises, produção e redação de conteúdo. Já trabalhou em diversos projetos e segmentos na área, inclusive como gerente de Comunicação na Educação Municipal, período em que desenvolveu produtos audiovisuais para permitir o acesso a conteúdos pedagógicos durante a pandemia. Ainda, criou áreas de Ouvidoria e Eventos Virtuais. É pesquisadora de Comunicação Compartilhada/Comunitária, Marketing Público e Políticas Públicas para Comunicação. Atuou na área de turismo e hotelaria. Especialista em Marketing e Assessoria de Comunicação.

    View all posts
magnifiercrossmenuarrow-down-circle