Você sabia que, em 2023, mais de 2,7 milhões de empresas foram abertas no Brasil? Os dados são do Governo Federal e apontam números relativos aos primeiros sete meses do ano. Mas, ainda que seja o sonho de muita gente, empreender não é tarefa fácil. Por isso, vamos te ajudar com 6 passos fundamentais para começar um negócio do zero.
O guia traz, por exemplo, a importância de ter uma ideia de negócio concreta, além de conhecer seu público-alvo. E, mais do que ter aptidão, também é fundamental se capacitar! Então, vamos lá?
1. Tenha sua ideia de negócio!
Em primeiro lugar, você precisa estabelecer a sua ideia. E acredite, isso é mais difícil do que pode imaginar! Sobretudo porque, neste ponto, precisa pensar na real necessidade do que vai oferecer, além dos diferenciais desta solução.
Mas, atenção, você não precisa trazer algo inexistente, mas propor soluções criativas para as dores do seu cliente em potencial. Por exemplo, um serviço de lavanderia para quem mora sozinho. Como vai resolver as necessidades deste público?
Leia mais: 4 truques para melhorar a produtividade com o ChatGPT e desestressar
2. Defina o tipo de atividade
Após pensar na ideia de negócio, chegou a hora de desenhar como a atividade vai funcionar. Neste sentido, é importante sair do que está na moda (afinal, modas passam) e pensar em algo duradouro. Mas, sobretudo, com o qual tenha aptidão para empreender.
Nisto, pense se gosta desta atividade, como é a rentabilidade e se há demanda. Ou seja, planeje e pesquise para, então, começar um negócio do zero.
3. Conhecer o público-alvo é fundamental em como começar um negócio do zero
Na verdade, este passo não funciona sem os anteriores. Afinal, você não consegue sequer ter uma ideia de negócio sem a pesquisa de mercado. Com ela, vai entender a demanda, quem precisa dela e como chegar até essas pessoas.
Uma dica, como aponta o site Pequenas Empresas Grandes Negócios, é começar por banco de dados. Por exemplo, o IBGE e associações comerciais. Ou, se associar a pessoas especializadas na construção de personas. Assim, vai reunir dados, como:
- Quantidade de pessoas
- Faixa etária
- Melhores regiões
- Renda
- Hábitos de consumo
4. Monte o seu plano de negócio
Chegou até aqui? Então, parta para o plano de negócio! Trata-se do guia com a materialização do projeto e tudo o que vai fazer para que ele funcione. Esse planejamento inclui:
- divulgação
- canais de distribuição
- financiamento
- clientes
- localização
Primeiro, defina qual a missão da empresa, quais os valores e objetivos para, então, partir para o plano.
Leia mais: 5 dicas de como usar o ChatGPT para redigir seu currículo
5. Conheça as formas de enquadramento
De fato, para começar um negócio do zero, é fundamental contar com orientação profissional, como um contador. Essa pessoa vai te mostrar todos os aspectos legais, documentações e registros necessários.
Neste sentido, também mostra as formas de enquadramento que uma empresa pode ter. A formalização depende, entretanto, de uma série de fatores. Por exemplo, Microempreendedor Individual, ou MEI, para quem tem número reduzido de funcionários e limites de faturamento.
Ou, Microempresa e Empresa de Pequeno Porte. Cada uma possui suas regras, tributações e tipo de atividade. Saiba, ainda, que a abertura da empresa pode até ser feita sem um custo inicial, caso o orçamento esteja apertado.
Leia mais: Não está satisfeito com o seu emprego? 6 coisas que deveria fazer
6. Capacite-se!
Mais do que dicas de como começar um negócio do zero, é imprescindível aprimorar seus conhecimentos. Isso vale tanto para o seu negócio quanto a própria arte de empreender.
E, nem precisa se preocupar com investimentos, pois há muitas formações gratuitas por aí. Por exemplo, algumas oferecidas pelo Sebrae ou fundações. Veja algumas opções que o site PEGN trouxe:
- Aprender a Empreender (Sebrae), com conceitos centrais de empreendedorismo, noções de marketing e finanças
- Empreendedorismo e Inovação (Fundação Bradesco), que traz dicas de postura empreendedora e as características de um bom plano de negócios
- Empreender Senai, com ferramentas de gestão, aspectos legais e análise de mercado
- Como controlar o fluxo de caixa (Sebrae), fundamental para manter a viabilidade do negócio
Viu só? Embora desafiador, você não precisa se sentir só nessa jornada de como começar um negócio do zero. E, sempre que necessário, conte com apoio profissional para deslanchar!
0 comentários