Você se importa com o que os outros dizem sobre você e não sabe como lidar com as críticas? Às vezes, isso pode ser o motivo pelo qual você não consegue evoluir. Mas você já pensou no que fazer para não se importar com a opinião dos outros? Aqui temos as respostas.
As ações, o comportamento e a opinião dos outros sobre nós, certamente pode nos afetar. Não são poucas vezes em que nos perguntamos se nossas escolhas correspondem às expectativas dos outros, enquanto frequentemente caímos na armadilha da comparação com os outros (algo que os psicólogos dizem que é parcialmente normal) ou nos esforçamos para obter comentários de aprovação ou confirmação.
No entanto, dar tanta importância à opinião dos outros pode nos “segurar” e nos impedir de evoluir. Mas não se preocupe. Hoje vamos te dar exemplos e algumas dicas de um psicólogo para não se importar com a opinião dos outros.
Veja como ignorar a opinião dos outros e viver livremente
1. Pense no que você conseguiu graças às suas próprias forças
Primeiramente, reflita sobre o quanto você conseguiu graças às suas habilidades, desde a educação ou profissão até a vida social. O psicólogo P. Ryan Grant tem um conselho que dá aos seus clientes quando se sentem mal com as críticas dos outros:
“Você é o autor e o protagonista da sua história. Você tem a caneta e escreve o livro e você tem todos os direitos. Então, por que se preocupar com a opinião daqueles que são apenas personagens secundários?”
Quando você começa a enfrentar situações dessa maneira, pode sentir mais confiança e fé em si mesmo.
Leia mais: 4 lições de vida de Einstein que vão mudar a sua vida
2. Confie no seu instinto, não na opinião dos outros
O Dr. Grant incentiva seus clientes a ouvirem seus instintos, o que de outra forma chamamos de “voz interior”. “Quando você confia no seu instinto que diz ‘Candidate-se a este emprego’, ‘Convide essa pessoa para tomar um café’ ou ‘Diga não a esta situação’ e sua vida melhora, você fortalece a confiança em si mesmo”, explica o especialista.
Por exemplo, lembro-me de quando queria dar um grande passo na minha vida (mudar para outro país), meus amigos achavam que eu não conseguiria, enquanto meus pais não concordavam com minha decisão. No final, fiz o que queria e ganhei muito na vida que escolhi para mim.
Embora o nosso instinto às vezes possa nos levar a decisões erradas, com o tempo este método pode nos tornar menos sensíveis às opiniões de terceiros.
Leia mais: 7 passos para ser feliz, de acordo com cientista de Harvard
3. Dê prioridade a si mesmo
Pode parecer desconfortável no início, mas é essencial priorizar suas próprias necessidades e desejos e não o que faz os outros se sentirem confortáveis.
Comunique-se com pessoas que podem lembrá-lo de seus objetivos e habilidades. E não se esqueça: às vezes é normal que a opinião dos outros o sobrecarregue. No entanto, continue tentando e trabalhando em si mesmo.
Após uma certa idade, chega um momento em que você precisa assumir o controle da sua vida e você sabe melhor, até mesmo do que seus pais, o que é melhor para você. Claro, um conselho é uma coisa, outra é alguém tentando controlar sua vida.
A vida, amigos e amigas, é curta, então faça o que você quer na sua vida e não se preocupe com outras opiniões. Os conselhos são bons, mas quem realmente sabe o que você quer é você mesmo e mais ninguém. Agora, você já sabe como parar de se preocupar com a opinião dos outros.
0 comentários