Mercados de casamento: o lugar onde pode conhecer o seu amor

Mercados do casamento: O lugar onde pode descobrir seu amor

Você sabia que na China existem mercados de casamento? Então, vamos conhecer esse costume único do país com o maior população do mundo.

O casamento na China, historicamente moldado pelos princípios da ideologia confucionista, buscava a realização da “ideia chinesa de família”, onde várias gerações coabitavam sob o mesmo teto.

No entanto, as mudanças sociais e econômicas nas últimas décadas levaram a uma crescente independência das mulheres e a um adiamento do casamento para idades mais maduras. Isso tornou mais difícil para os jovens encontrarem parceiros por conta própria, e os mercados de casamento tornaram-se uma alternativa popular.

O que são os mercados de casamento na China?

Todos os sábados e os domingos nos maiores parques da China, milhares de pais e avós se reúnem para encontrar o amor para seus filhos nos “mercados de casamento”. Membros mais velhos da família visitam esses parques para divulgar a elegibilidade de seus filhos como potenciais cônjuges, conhecendo e conversando com outras famílias para organizar encontros entre seus filhos.

O maior mercado de casamento e mais famoso, está localizado no Parque do Povo em Xangai, que é a maior cidade da China. No entanto, outros existem em muitas cidades chinesas grandes como a capital da China, Pequim, incluindo a Guangzhou e a Chengdu.

Os mercados de casamento são uma mistura única de tradição e modernidade. Eles refletem a importância da família na cultura chinesa, mas também mostram como as mudanças sociais estão levando a novas formas de relacionamento.

Leia mais: 4 pessoas que viveram mais de 100 anos revelam seus segredos

Como funcionam os mercados de casamento?

Independentemente da localização, a dinâmica de um mercado de casamentos é organizada. Familiares postam sinais escritos à mão com informações sobre seu filho e os requisitos para parceiros interessados. Esses sinais incluem nível de educação, posses materiais e características físicas. Além disso, os requisitos podem incluir ser proprietário de uma casa e um carro. Ou também ter frequentado a Universidade Tsinghua ou a Universidade de Pequim (as duas principais universidades da China) e valores mínimos de salários.

Se as famílias comparecem aos mercados com ambos os pais e avós, dois ou três ficarão perto de um cartaz com informações enquanto os outros percorrem o parque em busca de possíveis combinações. As famílias tendem a reservar lugares. Então é incomum ver um membro da família vagando segurando um cartaz. É ainda mais raro ver alguém se anunciando, quanto mais um estrangeiro.

Contrariando a noção de um mercado onde o dinheiro troca de mãos, esses encontros são mais sobre a aprovação dos pais antes mesmo que o casal se conheça. Em um país onde a opinião dos sogros desempenha um papel importante, o primeiro encontro muitas vezes ocorre entre as famílias. Se os pais sentem uma conexão, eles organizam um encontro às cegas, alimentando a esperança de que a magia do amor floresça.

Leia mais: Por que os Estados Unidos da América proibiram a groselha?

O que o futuro reserva?

Assim, os Mercados de Casamento na China continuam a desempenhar um papel fascinante na busca pelo amor duradouro. Esses encontros, impulsionados por uma mistura única de tradição e modernidade, capturam a essência de uma sociedade em constante evolução, onde o coração busca sua própria jornada, mas os laços familiares ainda são vitais.

Author

  • Konstantinos Papadopoulos

    Grego que se apaixonou pelo Brasil. Morou na Grécia por quase toda a sua vida e em Londres por 3 anos. Trabalhou como Bar Manager, Bartender e Barista em Londres e na Grécia. Além de ter trabalhado nas melhores cozinhas e bares de Londres e da Grécia. Participou de renomados cursos na área e compartilhou o seu conhecimento com seus alunos pela Europa. Por ser apaixonado pelo seu país, amante da história e atualidades, encontrou por meio da escrita uma forma de compartilhar com os brasileiros o seu conhecimento sobre notícias, viagens, história, cultura, mitologia grega e culinária geral, trazendo o melhor da Grécia para vocês.

    View all posts
magnifiercrossmenuarrow-down-circle