Ovo frito no micro-ondas: aprenda o segredo dos grandes chefs

Ovo frito no micro-ondas.

Quando a gente fala em fritar ovo, logo imaginamos uma frigideira com óleo quente. E, o processo nem é tão simples para todo mundo! Mas há uma técnica circulando na internet que promete agilidade, praticidade e menos gordura no processo: fazer ovo frito no micro-ondas.

A dica vem de chefs de cozinha. Além de diferente, é simples e infalível, ou seja, acessível para todos, mesmo para aqueles que não têm experiência na cozinha.

Entao, confira o passo a passo e dispense o óleo quente!

Como preparar ovo frito no micro-ondas

Antes de mais nada, o maior truque dessa técnica é, inegavelmente, evitar as complicações comuns ao fritar ovos, por exemplo, explosões e pontos errados. Além disso, a forma de preparo elimina o risco de respingos de gordura pela cozinha.

Primeiro, você só precisa de um ovo, um pouco de azeite e sal para temperar. Depois, unte um recipiente de vidro com o azeite para evitar que o ovo grude. Pode ser um prato, mesmo.

Em seguida, quebre o ovo na tigela. O toque especial está em furar delicadamente a clara com um garfo, evitando que o ovo estoure durante o cozimento no micro-ondas.

Mas, atenção porque o processo é rápido! Inicialmente, coloque o ovo por 30 segundos em potência máxima. Após esse tempo, prossiga com mais 30 segundos, sem abrir o micro-ondas.

Esse intervalo garante a perfeição do ovo. E pronto! Acrescente sal e delicie-se com um ovo frito no micro-ondas em minutos!

Leia mais: Álcool e remédio: quais medicamentos não misturar com bebida?

Prática e saudável

Até agora, falamos muito da praticidade em fazer ovo frito no micro-ondas. No entanto, a técnica também ajuda bastante na saúde!

Só para exemplificar, o ovo frito tem cerca de 107 calorias. Vale lembrar também que o ato de fritar os ovos aumenta, em cerca de 50%, a quantidade de gorduras.

Além disso, há uma preocupação em relação aos níveis de triglicerídeos. As gorduras saturadas e trans presentes em frituras, assim como na margarina (um ingrediente comum no preparo de ovos fritos), podem contribuir para o aumento desses níveis.

E, embora a receita ainda leve azeite, a quantidade e bem menor que a usada na fritura convencional.

Confira, também: 10 frutas ricas em ferro para inserir na sua dieta

Author

  • Luciana Gomides

    Jornalista e assessora de comunicação e imprensa com experiência em Comunicação Pública, Gestão de Eventos, Marketing Digital, análise e estratégia, gerenciamento de crises, produção e redação de conteúdo. Já trabalhou em diversos projetos e segmentos na área, inclusive como gerente de Comunicação na Educação Municipal, período em que desenvolveu produtos audiovisuais para permitir o acesso a conteúdos pedagógicos durante a pandemia. Ainda, criou áreas de Ouvidoria e Eventos Virtuais. É pesquisadora de Comunicação Compartilhada/Comunitária, Marketing Público e Políticas Públicas para Comunicação. Atuou na área de turismo e hotelaria. Especialista em Marketing e Assessoria de Comunicação.

    View all posts
magnifiercrossmenuarrow-down-circle