O café grego tem muitos nomes e cada povo o chama de maneira diferente. Alguns o chamam de turco, alguns de árabe, enquanto outros de armênio. A história do café começa no Oriente Médio, onde até hoje a cerimônia do café é muito importante. No entanto, vários países reivindicam a primazia, como o Iêmen, a Jordânia e a Etiópia, que está na África, também envolvida na situação. Outra versão afirma que os beduínos, tribos árabes nômades, descobriram esse tipo de café, que era torrado na areia quente.
Que tipo de café é o café grego?
Antes de mais nada, essa é uma variedade de café preparado por meio da torrefação em um pequeno recipiente chamado “briki” de grãos de café moídos em pó fino, e é consumido mais do que qualquer outro tipo de café em muitas áreas do leste do Mediterrâneo.
Café grego, ou café turco?
Além disso, durante o período do Império Otomano, o café grego chegou à Turquia e depois à Grécia, onde o chamaram de “turco” até a expulsão dos gregos de Constantinopla. A partir desse momento, como forma de protesto, as pessoas começaram a chamá-lo de “café grego”. No entanto, as diferenças na preparação entre o café grego e o café turco são mínimas e, basicamente, dizem respeito à técnica de espumar o café.
Leia mais: Atenas: o que fazer na cidade onde nasceu a civilização?
O que é necessário para fazer um bom café grego?
A técnica é fundamental, especialmente quando se trata de fazer um bom café grego. Gerações inteiras passam a técnica de preparação do café grego para a próxima geração, pois cada casa tem seus próprios segredos. Todos os estágios são importantes, desde as proporções, a mistura e, é claro, o momento em que é retirado do fogo. O dispositivo necessário e tradicionalmente usado para fazer café grego é o “briki”. Este utensílio é fundamental para que o café seja torrado adequadamente e tenha um sabor rico.
Naturalmente, um café grego de qualidade significa que ele possui uma espuma rica, e se essa espuma permanecer ao ser servido, isso indica que o café foi torrado corretamente. A espuma é uma camada espessa e espumosa que se forma na superfície do café grego quando ele é fervido.
Leia mais: 5 receitas saudáveis de sorvete caseiro para comer sem culpa
Os passos necessários são simples e são os seguintes:
- Encha um “briki” com água. A quantidade de água é de cerca de 60 ml para uma xícara simples de café. Tradicionalmente, o “briki” é o recipiente que usamos para preparar o café grego. Este é feito de cobre e tem uma forma cônica que permite aquecer e torrar o café de maneira uniforme e, é claro, criar a espuma ideal.
- Então, aqueça a água em fogo baixo. Você pode usar os olhos do fogão, mas idealmente, para fazer o café grego, preferimos usar uma chama a gás. O processo requer mais atenção, mas resulta em uma espuma perfeita.
- Em seguida, adicione o café e o açúcar. Se preferir, pode não adicionar açúcar. Então, mexa até que o café se dissolva. Não mexa continuamente, pois o café não formará espuma.
- Depois deixe o café ferver e, quando fizer a primeira espuma, retire o “briki” do fogo.
- Então, sirva cuidadosamente em uma xícara de sua escolha, acompanhando-a com água fria e, idealmente, algum doce em uma colher. Uma dica adicional: ao servir o café de cima para baixo, a espuma fica mais fina. Enquanto ao servir de baixo para cima, a espuma fica mais rica.
- Por fim, permita que o café descanse por 2 a 5 minutos para que o sedimento se acomode, e estará pronto para sentir esse sabor único.
Leia mais: Red Velvet: receita do famoso bolo do amor de Londres, por um gringo
Adicionamos leite e açúcar ao café grego?
Leite
Não adicionamos leite. Embora você possa bebê-lo puro. No entanto, mesmo um pouco de açúcar é suficiente para dar intensidade e ajudar a liberar os aromas do café.
Açúcar
As proporções ideais são duas colheres de chá de café grego e 60 gramas de água, ou apenas calcule uma pequena xícara. Em relação ao açúcar, coloque uma colher de chá de açúcar e uma colher de chá de café para torná-lo suave; se preferir doce, coloque duas colheres de chá de açúcar, e se quiser mais forte, coloque três colheres de chá de café. Por fim, para um café apenas levemente açucarado, adicionamos um pouco de açúcar à ponta da colher e, para um café com teor moderado de açúcar, adicionados apenas meia colher de chá de açúcar.
0 comentários