Por que temos ressaca? 7 dicas para se recuperar da noite anterior

Por que temos ressaca e como se recuperar?

A celebração da noite de Natal de 2023 passou e, após uma noite de celebração como essa, muitas vezes nos deparamos com a ressaca. Mas, o que é a ressaca? Ela é basicamente um conjunto de sintomas desagradáveis que acompanham o consumo excessivo de álcool, mas que tem uma base científica por trás. Portanto, para compreender melhor o que acontece com você no dia seguinte àquela “noitada” e o que fazer no dia seguinte, como médica, vou te explicar de forma simples o motivo da ressaca ocorrer e como o álcool afeta o seu corpo.

Por que a ressaca ocorre?

Antes de mais nada, a ressaca é uma resposta do organismo a uma sobrecarga de álcool. Isso acontece porque ele é tóxico para o nosso corpo. Assim, após a sua ingestão, o álcool é metabolizado pelo fígado. Porém, quando consumido em excesso, sobrecarrega esse órgão, causando desequilíbrios químicos no corpo.

O principal fator da ressaca é a desidratação, pois o álcool é um diurético, levando à perda de líquidos e eletrólitos, resultando em dores de cabeça, fadiga e boca seca. Já notou que quando você ingere bebidas alcoólicas, vai com mais frequência ao banheiro? Por isso o recomendado é sempre alternar um copo da bebida que você está ingerindo com um copo de água.

Além da desidratação, a ressaca também está associada à inflamação do sistema imunológico, desequilíbrio de neurotransmissores e redução do açúcar no sangue, causando sintomas como náuseas, dores musculares, dificuldade de concentração e irritabilidade.

Leia mais: 3 perguntas para você saber se é feliz, segundo Steve Jobs

O que acontece com o nosso corpo quando tomamos álcool?

Ao ingerir álcool, este é absorvido rapidamente pelo trato gastrointestinal e entra na corrente sanguínea, afetando o sistema nervoso central. O álcool afeta a atividade do cérebro, atuando como um inibidor do Sistema Nervoso Central, afetando a coordenação motora, a fala e o julgamento. Ele também afeta os neurotransmissores, levando a mudanças no humor e na percepção sensorial.

Além disso, ele também pode irritar o estômago, levando à inflamação do revestimento gástrico, o que pode resultar em náuseas, vômitos e desconforto abdominal. Mas, onde entra o fígado nessa história? Bem, é importante saber que o fígado é o principal órgão responsável por metabolizar o álcool. Durante esse processo, enzimas no fígado convertem o álcool em substâncias menos prejudiciais. No entanto, quando há um excesso de álcool, esse processo pode causar inflamação e danos temporários às células do fígado.

Leia mais: O que é a tristeza natalina e como lidar com ela? Médica dá dicas

Como curar a ressaca após as festas de final de ano?

Também é importante saber que o nosso corpo reage aos estímulos em excesso. Portanto, a moderação é a principal dica aqui. Mas, caso você tenha exagerado, ou até mesmo caso você não tenha costume de ingerir bebidas alcoólicas e tenha acordado com aquela “ressaquinha”, aqui vão algumas dicas que podem te ajudar. Saiba que existem várias estratégias que podem ajudar a aliviar os sintomas da ressaca e a acelerar a recuperação do corpo:

  • Beba bastante água para reidratar o organismo e compensar a perda de líquidos causada pelo álcool. A hidratação é fundamental!
  • Opte por alimentos leves e nutritivos para fornecer energia ao corpo.
  • Descanse o suficiente para permitir que o corpo se recupere naturalmente. Portanto, tenha uma boa noite de sono e tire sonecas durante o dia, se necessário.
  • Suplementos vitamínicos e alimentos ricos em eletrólitos podem ajudar a repor nutrientes perdidos. Porém, não ingira vitaminas, sem orientação médica. Invista em bebidas ricas em nutrientes.
  • Um banho frio pode ajudar a revigorar e aliviar dores da noite anterior.
  • Medicamentos para dor de cabeça, como paracetamol ou ibuprofeno, podem aliviar dores e desconforto. Porém, apenas faça uso de medicações após orientação médica e caso não tenha alergias ou outras contraindicações.
  • Evite consumir mais álcool para permitir que o corpo se recupere.

Por fim, é importante saber os efeitos do álcool no seu organismo para que assim evite exagerar mesmo nas festas de final de ano. Esses momentos de celebração são ótimos para confraternizar e um copo ou uma taça da sua bebida favorita pode até ajudar a aproveitar o momento. Mas, saiba os seus limites e respeite o seu corpo. E, se tiver exagerado, siga essas dicas. Um ótimo final de ano para todos vocês!

Author

  • Dra Laís Póvoa

    Dra. Laís Póvoa é uma médica com experiência em atenção integral ao paciente, medicina da família, medicina do trabalho e estética. Sua abordagem prioriza a medicina preventiva como o caminho para o bem-estar. Através da escrita, ela compartilha conhecimentos e orientações práticas para ajudar as pessoas a melhorar sua saúde e qualidade de vida. Com sólida formação e especialização, oferece informações direcionadas para um público interessado em tomar decisões informadas sobre sua saúde.

    View all posts
magnifiercrossmenuarrow-down-circle